Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UM CONFLITO DE FÉ - Deus é Injusto?

"Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência."
(Salmo 73:13)

Foi exatamente o que senti nos primeiros 02 meses que se seguiram após a morte de minha primeira esposa. Para mim havia sido em vão tudo o que eu  havia feito por Deus e para Deus.

Quando os médicos me disseram que ela necessitava urgentemente de estar numa UTI, logo em seguida, orei com a certeza de que toda aquela situação duraria no máximo uma semana, e então, ela voltaria para casa com sua saúde completamente restaurada e daríamos o testemunho de como Deus era poderoso e fiel! Mas ela veio a falecer na mesma tarde daquele dia!

Foi uma facada no coração de minha fé em Deus, um tiro certeiro e mortal em tudo o que eu acreditava acerca de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e da Bíblia! Desde minha conversão, eu havia aberto mão de muitos sonhos, havia sacrificado meu tempo, família, bens e oportunidades pela obra de Deus e agora Deus havia me tirado uma das jóias mais preciosas de minha vida. Como poderia ser possível um Deus-Bom retribuir com o mal a um servo fiel?

Fiquei com raiva de Deus, pois para mim Ele havia agido injustamente! Eu e meus filhos não merecíamos passar por aquilo!

Tudo isso acontecia dentro de mim. Ninguém sabia, ninguém via, nunca expus essa revolta pra ninguém, ela manteve-se controlada, apesar de intensa, pois uma parte de mim sabia que nada disso era verdade.

Paralelamente a tudo isso, minha parte fiel a Deus buscava nEle as respostas, o consolo e as forças para enfrentar tudo isso, e foi exatamente assim, que o Senhor Jesus acalmou toda aquela tempestade dentro de mim, fazendo cessar a tribulação e instaurando sua paz inigualável através de seu poder ilimitado.

Uma das certezas que o Senhor Jesus semeou em minha mente era a de que eu não buscasse abrigo na solidão, mas que buscasse a Deus em meio a sua igreja.

Apesar de nos primeiros 30 dias eu ter recebido de minha igreja uma licença das atividades pastorais, não deixei de ir à casa de Deus. Visitei várias igrejas e denominações, nos mais diversos cultos, em lugares onde ninguém sabia o que me havia acontecido, qual era a minha dor e o que se passava dentro de mim naqueles momentos. Mas foi nestes cultos que Deus falou comigo, me consolou, me fortaleceu e me condicionou a possibilidade de continuar prosseguindo.

Há situações na vida que forçam nossa humanidade falar mais alto, pedem uma resposta racional à nossa fé e nos conduzem a conflitos extremamente intensos e dolorosos.

O QUE FAZER NESTAS HORAS?

No Salmo 73 encontramos Asafe vivendo um conflito desses, mas também o vemos  superá-lo. Deus sabe o que sentimos, conhece nossas limitações, vê nossas fraquezas e percebe nossa dor quando as consequências de viver num atribulado e desajustado caem sobre nós.

Temos que fazer como Asafe fez:

"Até que entrei no santuário de Deus; então entendi"

Será com a igreja, em meio a igreja, que é o corpo de Cristo, que encontraremos as respostas, o consolo e as forças para superar os conflitos.

Fiz como Asafe fez, fiz como a Palavra do Senhor orienta e as coisas se resolveram!

Deus é Justo, Poderoso e Fiel!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ENFRENTANDO A REALIDADE DA MORTE

"Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher"
(Salmo 25:12)

Lembro-me bem de uma oração que fiz alguns dias após o enterro de minha primeira esposa. Disse exatamente estas palavras a Deus:

"o que  será de minha vida?
que caminho vou seguir?"

Depois de muito choro comecei a ler aleatóriamente as Escrituras. De repente, percebo que estou iniciando a leitura dos Salmos, mas nada me fala ao coração até que começo a ler o Salmo 25. No versículo 12 algo diferente acontece. Me parecia que eu não estava lendo, mas ouvindo alguém me dizer aquelas palavras. Logo, percebi que o Senhor estava comigo no quarto, nesse instante, senti uma paz profunda, indizível, mas extremamente real. Percebi que o Senhor estava respondendo minha oração com uma promessa. Mais que depressa reli o versículo e fiz outra oração recebendo aquela palavra para minha vida. Foi, a partir daí que acreditei que havia um recomeço para mim e meus filhos, apesar de nem imaginar a grande benção que o Senhor estava preparando para nós. Fui tentado muitas vezes a descrer dessa palavra, mas o fato de eu ter me concentrado nela sem me desviar do que Deus me pedia que fizesse, foi vital para eu me tornar que sou hoje: "um homem novamente realizado e feliz!"