Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONFLITO DE FÉ: Vencedor ou Coitadinho?

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Jonas 2:7


Uma situação é orar quando uma questão não se definiu,
outra situação é continuar orando
após um desfecho infeliz para essa mesma questão.

Como já escrevi antes, eu tinha plena certeza que Deus curaria minha primeira esposa de sua enfermidade, mas o que ocorreu foi o contrário. Isso acabou com minha fé!

Mas como também já escrevi, o Senhor não me desamparou!

Bem, uma outra crise que vivi foi retomar minha vida devocional. A tentação de permanecer num estado de miséria e vitimização foi intensa e constante. Nesse período o Senhor já me havia limpado toda a dor e tristeza de meu coração e era hora de eu voltar a andar sozinho, ou seja, a vida estava diante de mim e era necessário prosseguir.

Sempre que passamos por uma grande tribulação é normal um estado depressivo que nos leva a inatividade, solidão, exclusão e muito choro. Nessas horas, se for necessário, o Senhor nos carrega no colo até que possamos firmar os pés novamente e, então, assumirmos todos os papéis e responsabilidades da vida.

O grande problema é nos sentirmos coitadinhos sempre. Isso aconteceu comigo e não foi nada fácil vencer esta crise. Eu achava que agora Deus tinha a obrigação de atestar meu ministério, que a igreja não deveria me cobrar mais nada e que as pessoas me vissem como um "mártir vivo". Loucura né?!

Isso tudo acontecia dentro de mim, mas já começava a exteriorizar-se através de algumas atitudes e omissões. Foi aí que Deus começou a tratar isso em mim.

O texto que serve de base para este post nos mostra o profeta Jonas orando ao Senhor após três dias dentro do ventre do peixe. Ele quase morreu!Creio que faltou pouco para isso acontecer.

Por que ele demorou tanto para reagir àquela situação difícil? 
A resposta é simples: Ele alimentou um estado de vitimização que angustiou muito mais a sua alma do que o fato de ser ele escolhido a pregar uma palavra de perdão para a nação que mais oprimira seu povo.

Ele mesmo diz "quando desfalecia em mim a minha alma".
Passei a compreender que estava jogando fora a única coisa boa que estava experimentando (o recomeço da vida) desde o que me havia acontecido. Tudo o que Deus fizera em mim e por mim seria invalidado se eu continuasse a alimentar aquele estado de comiseração.

Tomei uma decisão: Fiz a barba, passei a aceitar convites para pregar fora, passear com amigos, sair com meus filhos e consequentemente, me arrumar adequadamente para estas ocasiões. Voltei a estudar, dar aula no Seminário e a vida foi tomando forma e sabor novamente.

Paralelamente a tudo isso, minha comunhão com Deus através da oração se mantinha normalmente, porém após mais essa superação, tomou um novo significado, pois antes estava muito voltado para minha dor, minha situação, minha perda, e agora via o mundo além de mim e sabia do meu papel dentro dele.

Enquanto estivermos vivos sempre será o tempo de acordarmos e abandonarmos este estado de comiseração e vitimização, mas essa é uma escolha que depende mais de nós do que de Deus.

Hoje é o tempo para você mudar de lado:

DEIXE DE SER UM COITADINHO
E SEJA UM VENCEDOR!

Deus os abençoe!

Pr. Glaucio