Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PENSANDO NAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

 A benignidade do Senhor
jamais acaba,
as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.

 Lamentações 3:22

No ultimo post aprendemos que não se deve concentrar os pensamentos nas desgraças que nos alcançam, mas pensar em coisas melhores. O profeta Jeremias viveu um momento assim, mas superou-o por escolher pensar em coisas mais sublimes. Vejamos então no que ele pensou!

O primeiro pensamento que Jeremias trouxe à mente foi acerca das Misercórdias do Senhor!

Há três palavras na língua hebraica para descrever a misericórdia de Deus para com as pessoas e o profeta lembra, pensa e medita sobre uma delas: o substantivo chen, que significa favor, sucesso,  aceitação, fortuna.

Essa palavra aponta também para a idéia de sentir compaixão, poupar a pessoa favorecida, de não aplicar nenhum castigo a ela.

Podemos afirmar que as misericórdias do Senhor são adaptáveis às necessidades de cada dia que vivemos.

Jeremias lembra das misericórdias e não apenas da misericórdia! Isso é importante, pois em todos os momentos de nossa vida carecemos da aplicação da misericórdia de Deus sobre nossas vidas.

Por exemplo, quando pecamos é pela misericórdia do Senhor que Ele libera o seu perdão. Quando somos vítimas é por sua misericórdia que Ele sente compaixão de nós e executa seu juízo a nosso favor!

Quando lembramos das misericórdias do Senhor estamos chamando a atenção dEle para nossa situação. Queremos que ele aja em nosso favor, que nos ajude, que faça algo que nos dê direcionamento, estamos buscando a solução de um problema, a saída de uma situação difícil, a superação sobre tudo aquilo que provoca nosso sofrimento.

Pensar que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã nos estimula a perseguir coisas boas e a desenvolver perseverança, pois se hoje eu acordo vivo é porque ainda há esperança para mim!

Que Deus te abençoe!

Até o próximo post: Pensando na Fidelidade...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SELECIONANDO OS BONS PENSAMENTOS

Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança.
(Lamentações 3:20,21)


Jeremias começa este capítulo com a seguinte afirmação: "eu sou o homem que viu a aflição".

No ano de 586 a.C. Jeremias viu Nabucodonosor devastar Jerusalém e levar todo o povo cativo para a Babilônia. Não foi uma visão alegórica, foi algo real! Ele viu e sentiu o desespero, a dor, a perda, a vergonha, a humilhação, a derrota, a tristeza, a destruíção e a impotência!

As imagens de uma trajédia ficam latentes e impregnadas na mente humana, ocupam os pensamentos, transformam-se em sentimentos e geram atitudes - atitudes negativas e destruídoras. Jeremias nos ensina como cuidar de nossa mente e selecionar os melhores pensamentos diante de uma crise avassaladora.

EM PRIMEIRO LUGAR: JEREMIAS QUERIA PENSAR EM COISAS MELHORES

Jeremias diz "todavia", ou seja, eu quero selecionar que pensamentos vão dominar minha mente!

Quando nos entregamos aos pensamentos negativos não é apenas a mente que é atingida, mas nosso corpo também! A maior doença de nosso tempo é chamada de Depressão. Esta é uma doença caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.

Questões constitucionais da pessoa, fatores genéticos e neuroquímicos, somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: estress, estilo de vida, crises familiares, separações conjugais, morte, desemprego, violência, crise da meia-idade, entre outros, podem iniciar a doença.

Os sintomas da depressão podem ser:
  • perda de energia ou interesse.
  • desânimo.
  • dificuldade de concentração.
  • alteração do apetite e do sono.
  • lentidão nas atividades físicas e mentais.
  • sentimentos de pesar ou fracassoas.
Os sintomas corporais mais comuns são: sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas.

Podemos evitar, passar e superar tudo isso. Jeremias estava iniciando um processo depressivo, mas evitou-o porque escolheu concentrar sua mente em pensamentos que lhe trouxessem esperança!

A superação vem quando nós a desejamos!

Em situações que dependem de nós Deus não age por nós, Ele age em nós para que façamos as escolhas certas, pois devemos querer vencer as dificuldades, superar as perdas, enfrentar os problemas e resolver as questões que estão ao nosso alcance.

Coisas ruins nos acontecem! Se coisas ruins te aconteceram ou estão acontecendo em sua vida, você precisa aprender a selecionar os pensamentos que lhe tragam esperança para que você continue a vida, reencontre o caminho, refaça o que foi desfeito e redescubra o propósito de viver uma vida feliz.

MAS A PRIMEIRA ATITUDE É TRAZER À MENTE AQUILO QUE LHE DARÁ ESPERANÇA!

No próximo post descobriremos no que Jeremias pensou para conseguir isso!

Deus te abençoe!