Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PENSANDO NA FIDELIDADE DO SENHOR

Grande é a tua fidelidade.
Bom é o Senhor
para os que esperam por ele,
para a alma que o busca.
                                          (Lamentações 3:23,25)


A fidelidade é caracterizada pela firmeza e pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justas, pela devoção de alguém a uma pessoa ou a uma causa, pela incorruptibilidade, pela sinceridade, pela confiabilidade, pelo cumprimento das promessas e votos feitos e pela lealdade sincera.

Fidelidade é uma qualidade quase não praticada ou valorizada no mundo dos homens. Ela sempre é anulada quando se busca os próprios interesses, é inimiga mortal do egoísmo, da infidelidade, da falsidade, da volubilidade e da duplicidade.

Jeremias, lembra o quanto Deus é fiel e os homens infiéis. A invasão babilônica era a disciplina de Deus sobre seu povo que o abandonara por amor ao pecado. Por mais de três gerações os profetas de Deus foram enviados ao povo com uma mensagem de arrependimento e retorno para o Senhor, para que a mão justa de Deus não pesasse sobre eles, mas o povo continuou obstinado e inclinado para o mal. Agora o Senhor cumpriria o que havia falado: Jerusalém seria destruída e o povo levado cativo para outra terra.

Apesar de fidelidade de Jeremias a Deus, ele e muitos outros como ele, seriam também alcançados por essa disciplina. Quando este profeta escolhe pensar não nas situações desta disciplina, mas na FIDELIDADE DO SENHOR DEUS, revigora a esperança e a fé de que Deus não o abandonará, pois é "bom para os que esperam por Ele".

Um ponto fundamental da fidelidade de Deus na mente de Jeremias é que ela está ligada a benevolência do Senhor. Deus não é arbitrário e nem displicente, mas antes, é sempre confiável quanto a tudo  que diz e prometeu, pois suas palavras são verazes e seguras. A fidelidade de Deus não objetiva a destruíção e humulhação dos homens, ela contribui para que a vida dos homens se ajustem à vontade de Deus e dessa forma vivam uma vida abundante, feliz, estimulante e esperançosa.

Outra carcterística da fidelidade do Senhor é que ela é GRANDE.
Não há nada tão grande no mundo que abafe ou impeça a manifestação da fidelidade do Senhor para conosco. Se o homem é infiel, Deus permanece Fiel. Se o Senhor diz que basta arrependermo-nos de nossos pecados que nos perdoará Ele assim o fará. Se Ele afirma que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que o amam, até as maiores desgraças contribuírão para a alegria e felicidade de seus servos e servas.

A fidelidade de Deus é grande para que possamos avistá-la de qualquer situação que estejamos vivendo!

Quando percebemos a importância da fidelidade de Deus somos estimulados a buscar a presença do Senhor diariamente em nossa vida. Ela alimenta a fome e sede que sentimos de Deus. Jeremias estava triste e amargurado, mas decidiu pensar, meditar, lembrar quão maravilhosa e necessária era a fidelidade do Senhor para a sua vida e redescobriu o sentido da vida, encontrou o recomeço, levantou-se, firmou os pés e voltou a caminhar!

Experimente essas bençãos em sua vida através da Fidelidade do Senhor!

Deus abençoe a todos!

Até o próximo post: Pensando na Soberania...