Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PENSANDO NA COMPAIXÃO DE DEUS


Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia.
Lamentações 3:31-32


Neste ponto da reflexão de Jeremias quanto a ação DIVINA sobre sua realidade, o profeta reconhece outra qualidade positiva e ativa de Deus: SUA COMPAIXÃO!


A compaixão é o amor em ação!

A compaixão consiste na cura dos males físicos e psicológicos daqueles que padecem carências, para que venham possuir aquilo que necessitam e aprendam a produzir. É também ajudar aos necessitados carregando e compartilhando os fardos da vida.

Jeremias lembrou-se que Deus o amava de verdade e, portanto, não o deixaria em meio aquela tribulação! Deus não nos ama só de palavras ou mesmo hipócritamente, não nos esquece diante de suas responsabilidades e atividades divinas, não nos ampara apenas segundo seus interesses, não faz por nós para aparecer ou ganhar alguma coisa, Ele nos ama de verdade agindo sempre para que reconheçamos e desejemos sua presença e ajuda.

Deus sensibilizava-se com a situação de Jeremias! Este fato muda toda a ótica do profeta quanto a sua realidade. Não é necessário murmurar, reclamar, maldizer, amaldiçoar, pois o Ser mais supremo de todos me ama com atitudes benévolas!

Algo a mais acerca da compaixão é que ela se projeta além das emoções de piedade e simpatia, pois de verdade, procura consolar ou melhorar a situação do próximo. É assim que o profeta Jeremias enxerga o seu Único e Soberano Deus! Ele, apesar da grandeza de sua glória, não se isenta de interferir na vida da pessoa que nele confia, afim de proporcionar o que ela necessita.

Jeremias descobre que Deus estava trabalhando em seu favor e que aquele breve momento difícil era apenas a maneira de Deus agir!

Deus deu a maior prova de amor a nós quando deu filho unigênito ao mundo, para pagar os pecados de todo aquele que cresse em seu nome para receber a vida eterna (João 3:16). Esse amor é descrito como a poderosa, benévola e abençoada ação de Deus por nós em Romanos 8:32, conforme abaixo:

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

As tribulações na vida de Jeremias o impediam de perceber o amor de Deus por ele. Muitas pessoas olham demais para os problemas e perdem a imagem benévola e amável de Deus diante das circunstâncias e é nestas horas que se deve lembrar que a compaixão de Deus é real e nos alcança no tempo certo!

Deus abençoe a todos!

Até o próximo post: Pensando no Meu Relacionamento com...




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PENSANDO NO QUE DEUS ESTÁ FAZENDO

Porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto  Deus o pôs sobre ele.
(Lamentações 3:33,27,28)


Quando acontece algo ruim com as pessoas, quase sempre Deus leva a culpa primeiro. Isso acontece porque existe um conceito popular equivocado a respeito do caráter de Deus, ou seja, "o divino" é dotado apenas de uma "bondade desmoralizada" sem qualquer senso de justiça e disciplina. Frases como: "Deus é pai, não é padrasto"  -  "Eu também sou filho de Deus"   -   "Sou cabeça e não cauda"   -  denotam e comprovam este fato! As pessoas não conseguem associar problemas, dificuldades, tribulações com a pessoa e a presença ativa de Deus na vida de alguém, pois para essas pessoas, coisas ruins não podem vir de Deus.

Já observamos que o profeta Jeremias, por conta da invasão e destruíção de Jerusalém, foi contaminado por este conceito no início do capítulo 3 de Lamentações. Porém, ao pensar e refletir melhor sobre Deus, aquela situação desastrosa foi superada.

É nessa parte da capítulo 3 de Lamentações que o profeta redescobre que Deus está trabalhando para o seu bem em meio as dificuldades que está vivendo. Jeremias descobre algo muito mais profundo:

"Deus estava trabalhando o seu caráter para transformá-lo num homem melhor"

É em meio as dificuldades que o Senhor vai forjando nosso ser, a fim de que nos tornemos quem Ele deseja que sejamos. Quando Jeremias diz que "bom é para o homem suportar o jugo" está compreendendo que o servo de Deus não está imune as tribulações da vida, mas é através delas que somos melhorados. Na verdade, elas são fundamentais para o nosso amadurecimento socio-psico-emocional-espiritual, por isso continua "na mocidade", ou seja, quanto mais cedo somos testados pela vida, tão logo avançamos para a maturidade.

É um jugo que "Deus pôs sobre o homem", isto significa que é impossível evitá-lo, e uma vez, que o homem ousar essa tentativa, é loucura e total desgraça. Este jugo, segundo o verso 33, não é um ato maléfico do Senhor Deus sobre o homem, pois "não é de bom grado que aflige os homens".

Logo, somos estimulados pela experiência de Jeremias a enfrentar os problemas de frente, pois se confiamos no Senhor, Ele usará todas as situações ruins da vida para nos beneficiar. O apóstolo Paulo, homem que enfrentou muitas tribulações por causa de sua fé em Jesus, faz a seguinte afirmação no capítulo 8 de Romanos: "Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Paulo viveu situações parecidas com a de Jeremias e optou pelas mesmas atitudes, então alcançou as mesmas vitórias.

Não somos diferentes destes homens, pois as tribulações nos alcançam, nos ameaçam, nos peneiram, nos moem, mas não podem destruir-nos quando entendemos e aceitamos que coisas ruins podem nos atingir, mas o Senhor as usará em nosso benefício, a fim de que nos tornemos pessoas melhores, pessoas raras, mas necessárias neste mundo.

São nossas superações nas situações mais severas, através de nossa confiança em Deus, a maneira mais clara de descobrir o que Deus está fazendo, no que está trabalhando e que deseja realizar.

Deus não nos abandona, apenas trabalha em nós em todas as situações, principalmente nas mais difíceis, para nos fazer experimentar as melhores.

Confie mais em Jesus!

Deus abençoe a todos!

Até o próximo post: Pensando sobre a Compaixão de Deus

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PENSANDO NA SOBERANIA DE DEUS


 Bom é ter esperança,
 e aguardar em silêncio
 a salvação do Senhor.

Lamentações 3:26



Em momentos de dificuldade, tribulação e ansiedade o melhor a se fazer  é pensar em coisas boas. Mas será possível encontrar algo bom vivendo uma situação atribulada? O profeta Jeremias nos ensina que sim! Ele usou isso para enfrentrar uma das maiores crises de sua vida.

Já aprendemos nos posts anteriores que este profeta desesperou-se e muito lamentou com a destruição de Jerusalém e o cativeiro de seu povo para Babilônia. Ele afirma de si mesmo no início do capítulo 3 do livro de Lamentações:

"Eu sou o homem que viu a aflição!"

Mas no versículo 21 deste mesmo capítulo ele faz outra afirmação:

"Eu quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança"

Algo mudou para melhor, pois agora Jeremias passa a pensar acerda da Soberania de Deus:

É Deus quem está no controle, acima de todos os homens, de todos os reinos físicos e celestiais, dirigindo com equidade as nuances da história dos homens!
Não é no DESTINO nem no FATALISMO que Jeremias espera, mas na certeza que este mundo tem um ÚNICO Criador que o administra perfeitamente segundo seus propósitos.

É em meio a um quadro de destruíção que Jeremias afirma: "bom é ter esperança!"

A ciência já comprovou que pacientes com doenças terminais ampliam o tempo de vida ou são curadas pelo simples fato de  terem esperança no tratamento e na atuação de Deus em suas vidas!

Para que manter-se triste, choroso, desgostoso da vida, murmurento, reclamão, azedo, inassociável, solitário, deprimido se existe uma saída garantida em Deus?

Um outro ponto interessante levantado acerca da Soberania de Deus sobre a humanidade é a questão do tempo!

No Antigo Testamento há várias palavras para descrever o tempo e suas implicações na vida do homem. Apesar de Jeremias não usar qualquer uma dessas expressões no texto bíblico citado, deixa implícito a forma como lidamos com a resolução de nossos problemas em relação ao tempo e a Deus.

Para muitas pessoas Jesus é como uma máquina de refrigerante! Basta pôr algumas moedas ou uma cédula, escolher "o produto" que queremos, dar apenas um toque na tela e tudo se resolve! A vida com Deus não é assim!

Jeremias diz:

"Aguardar em silêncio a Salvação do Senhor"

Vivemos na era do "terabite" - "fast-food"  - "microondas"  -  "i7"  - "banda larga X megas" - "revelação instantânea" -   é tudo muito rápido e na hora! Mas a vida não corre neste ritmo!

No Antigo Testamento o tempo é essencialmente entendido qualitativamente, do ponto de vista do encontro com Deus e o homem, ou seja, a hora certa, a ocasião oportuna, o melhor momento eram situações que só o Senhor Deus podia criar, garantir e manter através de sua Soberania.

Deus não trabalha movido pelo nosso tempo, nossa hora, nossos desejos! Ele move-se e articula-se através da história e em nossa vida por sua Onisciência, a fim de cumprir seus propósitos e vontade, por ser total e únicamente Soberano sobre tudo e todos. Apesar disso, nos ama, se preocupa conosco e se nEle confiarmos e voluntariamente esperarmos por sua ação, com certeza, seremos contemplados por seu favor e ajuda diante das mais inusitadas, problemáticas, traumáticas e impossíveis situações que estejamos vivendo.

Não tenha pressa, tenha fé em Jesus! Ele nunca chega atrasado, pois está acima de tudo!

Deus abençoe vocês!

Próximo post: Pensando no que Deus está fazendo...