Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PENSANDO NAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

 A benignidade do Senhor
jamais acaba,
as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.

 Lamentações 3:22

No ultimo post aprendemos que não se deve concentrar os pensamentos nas desgraças que nos alcançam, mas pensar em coisas melhores. O profeta Jeremias viveu um momento assim, mas superou-o por escolher pensar em coisas mais sublimes. Vejamos então no que ele pensou!

O primeiro pensamento que Jeremias trouxe à mente foi acerca das Misercórdias do Senhor!

Há três palavras na língua hebraica para descrever a misericórdia de Deus para com as pessoas e o profeta lembra, pensa e medita sobre uma delas: o substantivo chen, que significa favor, sucesso,  aceitação, fortuna.

Essa palavra aponta também para a idéia de sentir compaixão, poupar a pessoa favorecida, de não aplicar nenhum castigo a ela.

Podemos afirmar que as misericórdias do Senhor são adaptáveis às necessidades de cada dia que vivemos.

Jeremias lembra das misericórdias e não apenas da misericórdia! Isso é importante, pois em todos os momentos de nossa vida carecemos da aplicação da misericórdia de Deus sobre nossas vidas.

Por exemplo, quando pecamos é pela misericórdia do Senhor que Ele libera o seu perdão. Quando somos vítimas é por sua misericórdia que Ele sente compaixão de nós e executa seu juízo a nosso favor!

Quando lembramos das misericórdias do Senhor estamos chamando a atenção dEle para nossa situação. Queremos que ele aja em nosso favor, que nos ajude, que faça algo que nos dê direcionamento, estamos buscando a solução de um problema, a saída de uma situação difícil, a superação sobre tudo aquilo que provoca nosso sofrimento.

Pensar que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã nos estimula a perseguir coisas boas e a desenvolver perseverança, pois se hoje eu acordo vivo é porque ainda há esperança para mim!

Que Deus te abençoe!

Até o próximo post: Pensando na Fidelidade...

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Pastor,Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Glaucio,
    Quantos maiores esclarecimentos vc trouxe nessa ampliação do sentido de "misericórdia".
    Deus te abençoe!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querido e amado Pr. Jazanias, muito obrigado por sua visita e comentário! Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir