Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SELECIONANDO OS BONS PENSAMENTOS

Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança.
(Lamentações 3:20,21)


Jeremias começa este capítulo com a seguinte afirmação: "eu sou o homem que viu a aflição".

No ano de 586 a.C. Jeremias viu Nabucodonosor devastar Jerusalém e levar todo o povo cativo para a Babilônia. Não foi uma visão alegórica, foi algo real! Ele viu e sentiu o desespero, a dor, a perda, a vergonha, a humilhação, a derrota, a tristeza, a destruíção e a impotência!

As imagens de uma trajédia ficam latentes e impregnadas na mente humana, ocupam os pensamentos, transformam-se em sentimentos e geram atitudes - atitudes negativas e destruídoras. Jeremias nos ensina como cuidar de nossa mente e selecionar os melhores pensamentos diante de uma crise avassaladora.

EM PRIMEIRO LUGAR: JEREMIAS QUERIA PENSAR EM COISAS MELHORES

Jeremias diz "todavia", ou seja, eu quero selecionar que pensamentos vão dominar minha mente!

Quando nos entregamos aos pensamentos negativos não é apenas a mente que é atingida, mas nosso corpo também! A maior doença de nosso tempo é chamada de Depressão. Esta é uma doença caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.

Questões constitucionais da pessoa, fatores genéticos e neuroquímicos, somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: estress, estilo de vida, crises familiares, separações conjugais, morte, desemprego, violência, crise da meia-idade, entre outros, podem iniciar a doença.

Os sintomas da depressão podem ser:
  • perda de energia ou interesse.
  • desânimo.
  • dificuldade de concentração.
  • alteração do apetite e do sono.
  • lentidão nas atividades físicas e mentais.
  • sentimentos de pesar ou fracassoas.
Os sintomas corporais mais comuns são: sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas.

Podemos evitar, passar e superar tudo isso. Jeremias estava iniciando um processo depressivo, mas evitou-o porque escolheu concentrar sua mente em pensamentos que lhe trouxessem esperança!

A superação vem quando nós a desejamos!

Em situações que dependem de nós Deus não age por nós, Ele age em nós para que façamos as escolhas certas, pois devemos querer vencer as dificuldades, superar as perdas, enfrentar os problemas e resolver as questões que estão ao nosso alcance.

Coisas ruins nos acontecem! Se coisas ruins te aconteceram ou estão acontecendo em sua vida, você precisa aprender a selecionar os pensamentos que lhe tragam esperança para que você continue a vida, reencontre o caminho, refaça o que foi desfeito e redescubra o propósito de viver uma vida feliz.

MAS A PRIMEIRA ATITUDE É TRAZER À MENTE AQUILO QUE LHE DARÁ ESPERANÇA!

No próximo post descobriremos no que Jeremias pensou para conseguir isso!

Deus te abençoe!



3 comentários:

  1. Amor,

    Fiquei muito tocada e abençoada com essas palavras, que nosso Deus continue te iluminando a escrever para edificar vidas!

    da sua Luiza

    ResponderExcluir
  2. Pr. Glaucio,

    Sempre que posso visito seu blog. Sua experiência com Deus parece sincera e verdadeira, pois seus posts sempre trazem edificação para minha vida.
    Continue escrevendo e o Senhor continuará te usando para abençoar vidas!

    um Embaixador do Rei

    ResponderExcluir