Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PENSANDO NA COMPAIXÃO DE DEUS


Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia.
Lamentações 3:31-32


Neste ponto da reflexão de Jeremias quanto a ação DIVINA sobre sua realidade, o profeta reconhece outra qualidade positiva e ativa de Deus: SUA COMPAIXÃO!


A compaixão é o amor em ação!

A compaixão consiste na cura dos males físicos e psicológicos daqueles que padecem carências, para que venham possuir aquilo que necessitam e aprendam a produzir. É também ajudar aos necessitados carregando e compartilhando os fardos da vida.

Jeremias lembrou-se que Deus o amava de verdade e, portanto, não o deixaria em meio aquela tribulação! Deus não nos ama só de palavras ou mesmo hipócritamente, não nos esquece diante de suas responsabilidades e atividades divinas, não nos ampara apenas segundo seus interesses, não faz por nós para aparecer ou ganhar alguma coisa, Ele nos ama de verdade agindo sempre para que reconheçamos e desejemos sua presença e ajuda.

Deus sensibilizava-se com a situação de Jeremias! Este fato muda toda a ótica do profeta quanto a sua realidade. Não é necessário murmurar, reclamar, maldizer, amaldiçoar, pois o Ser mais supremo de todos me ama com atitudes benévolas!

Algo a mais acerca da compaixão é que ela se projeta além das emoções de piedade e simpatia, pois de verdade, procura consolar ou melhorar a situação do próximo. É assim que o profeta Jeremias enxerga o seu Único e Soberano Deus! Ele, apesar da grandeza de sua glória, não se isenta de interferir na vida da pessoa que nele confia, afim de proporcionar o que ela necessita.

Jeremias descobre que Deus estava trabalhando em seu favor e que aquele breve momento difícil era apenas a maneira de Deus agir!

Deus deu a maior prova de amor a nós quando deu filho unigênito ao mundo, para pagar os pecados de todo aquele que cresse em seu nome para receber a vida eterna (João 3:16). Esse amor é descrito como a poderosa, benévola e abençoada ação de Deus por nós em Romanos 8:32, conforme abaixo:

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

As tribulações na vida de Jeremias o impediam de perceber o amor de Deus por ele. Muitas pessoas olham demais para os problemas e perdem a imagem benévola e amável de Deus diante das circunstâncias e é nestas horas que se deve lembrar que a compaixão de Deus é real e nos alcança no tempo certo!

Deus abençoe a todos!

Até o próximo post: Pensando no Meu Relacionamento com...




Um comentário:

  1. Olá meu Pastor!!! É muito bom saber que o nosso senhor te capacita a cada dia para estar ministrando com sabedoria a sua palavra, sempre que precisamos podemos achar uma palavra de apoio e conforto contigo. Agradecemos a Deus pela oportunidade de termos mais um meio de expressar o amor de Deus para as pessoas.
    Só o Senhor Deus é digno de toda honra e glória.Amem...
    Um abraço meu Pastor e amigo!!!

    ResponderExcluir