Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PENSANDO NA SOBERANIA DE DEUS


 Bom é ter esperança,
 e aguardar em silêncio
 a salvação do Senhor.

Lamentações 3:26



Em momentos de dificuldade, tribulação e ansiedade o melhor a se fazer  é pensar em coisas boas. Mas será possível encontrar algo bom vivendo uma situação atribulada? O profeta Jeremias nos ensina que sim! Ele usou isso para enfrentrar uma das maiores crises de sua vida.

Já aprendemos nos posts anteriores que este profeta desesperou-se e muito lamentou com a destruição de Jerusalém e o cativeiro de seu povo para Babilônia. Ele afirma de si mesmo no início do capítulo 3 do livro de Lamentações:

"Eu sou o homem que viu a aflição!"

Mas no versículo 21 deste mesmo capítulo ele faz outra afirmação:

"Eu quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança"

Algo mudou para melhor, pois agora Jeremias passa a pensar acerda da Soberania de Deus:

É Deus quem está no controle, acima de todos os homens, de todos os reinos físicos e celestiais, dirigindo com equidade as nuances da história dos homens!
Não é no DESTINO nem no FATALISMO que Jeremias espera, mas na certeza que este mundo tem um ÚNICO Criador que o administra perfeitamente segundo seus propósitos.

É em meio a um quadro de destruíção que Jeremias afirma: "bom é ter esperança!"

A ciência já comprovou que pacientes com doenças terminais ampliam o tempo de vida ou são curadas pelo simples fato de  terem esperança no tratamento e na atuação de Deus em suas vidas!

Para que manter-se triste, choroso, desgostoso da vida, murmurento, reclamão, azedo, inassociável, solitário, deprimido se existe uma saída garantida em Deus?

Um outro ponto interessante levantado acerca da Soberania de Deus sobre a humanidade é a questão do tempo!

No Antigo Testamento há várias palavras para descrever o tempo e suas implicações na vida do homem. Apesar de Jeremias não usar qualquer uma dessas expressões no texto bíblico citado, deixa implícito a forma como lidamos com a resolução de nossos problemas em relação ao tempo e a Deus.

Para muitas pessoas Jesus é como uma máquina de refrigerante! Basta pôr algumas moedas ou uma cédula, escolher "o produto" que queremos, dar apenas um toque na tela e tudo se resolve! A vida com Deus não é assim!

Jeremias diz:

"Aguardar em silêncio a Salvação do Senhor"

Vivemos na era do "terabite" - "fast-food"  - "microondas"  -  "i7"  - "banda larga X megas" - "revelação instantânea" -   é tudo muito rápido e na hora! Mas a vida não corre neste ritmo!

No Antigo Testamento o tempo é essencialmente entendido qualitativamente, do ponto de vista do encontro com Deus e o homem, ou seja, a hora certa, a ocasião oportuna, o melhor momento eram situações que só o Senhor Deus podia criar, garantir e manter através de sua Soberania.

Deus não trabalha movido pelo nosso tempo, nossa hora, nossos desejos! Ele move-se e articula-se através da história e em nossa vida por sua Onisciência, a fim de cumprir seus propósitos e vontade, por ser total e únicamente Soberano sobre tudo e todos. Apesar disso, nos ama, se preocupa conosco e se nEle confiarmos e voluntariamente esperarmos por sua ação, com certeza, seremos contemplados por seu favor e ajuda diante das mais inusitadas, problemáticas, traumáticas e impossíveis situações que estejamos vivendo.

Não tenha pressa, tenha fé em Jesus! Ele nunca chega atrasado, pois está acima de tudo!

Deus abençoe vocês!

Próximo post: Pensando no que Deus está fazendo...

2 comentários:

  1. Pastor que o Senhor continue abençoando você e sua família! =)





    Att.
    LíviaTrarbach.

    ResponderExcluir
  2. somos muito abençoados em te-lo como pastor!! que DEUS continue a te usar atraves de seu ministerio. um abraço de sua ovelha..

    ResponderExcluir