Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PENSANDO NO QUE DEUS ESTÁ FAZENDO

Porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto  Deus o pôs sobre ele.
(Lamentações 3:33,27,28)


Quando acontece algo ruim com as pessoas, quase sempre Deus leva a culpa primeiro. Isso acontece porque existe um conceito popular equivocado a respeito do caráter de Deus, ou seja, "o divino" é dotado apenas de uma "bondade desmoralizada" sem qualquer senso de justiça e disciplina. Frases como: "Deus é pai, não é padrasto"  -  "Eu também sou filho de Deus"   -   "Sou cabeça e não cauda"   -  denotam e comprovam este fato! As pessoas não conseguem associar problemas, dificuldades, tribulações com a pessoa e a presença ativa de Deus na vida de alguém, pois para essas pessoas, coisas ruins não podem vir de Deus.

Já observamos que o profeta Jeremias, por conta da invasão e destruíção de Jerusalém, foi contaminado por este conceito no início do capítulo 3 de Lamentações. Porém, ao pensar e refletir melhor sobre Deus, aquela situação desastrosa foi superada.

É nessa parte da capítulo 3 de Lamentações que o profeta redescobre que Deus está trabalhando para o seu bem em meio as dificuldades que está vivendo. Jeremias descobre algo muito mais profundo:

"Deus estava trabalhando o seu caráter para transformá-lo num homem melhor"

É em meio as dificuldades que o Senhor vai forjando nosso ser, a fim de que nos tornemos quem Ele deseja que sejamos. Quando Jeremias diz que "bom é para o homem suportar o jugo" está compreendendo que o servo de Deus não está imune as tribulações da vida, mas é através delas que somos melhorados. Na verdade, elas são fundamentais para o nosso amadurecimento socio-psico-emocional-espiritual, por isso continua "na mocidade", ou seja, quanto mais cedo somos testados pela vida, tão logo avançamos para a maturidade.

É um jugo que "Deus pôs sobre o homem", isto significa que é impossível evitá-lo, e uma vez, que o homem ousar essa tentativa, é loucura e total desgraça. Este jugo, segundo o verso 33, não é um ato maléfico do Senhor Deus sobre o homem, pois "não é de bom grado que aflige os homens".

Logo, somos estimulados pela experiência de Jeremias a enfrentar os problemas de frente, pois se confiamos no Senhor, Ele usará todas as situações ruins da vida para nos beneficiar. O apóstolo Paulo, homem que enfrentou muitas tribulações por causa de sua fé em Jesus, faz a seguinte afirmação no capítulo 8 de Romanos: "Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Paulo viveu situações parecidas com a de Jeremias e optou pelas mesmas atitudes, então alcançou as mesmas vitórias.

Não somos diferentes destes homens, pois as tribulações nos alcançam, nos ameaçam, nos peneiram, nos moem, mas não podem destruir-nos quando entendemos e aceitamos que coisas ruins podem nos atingir, mas o Senhor as usará em nosso benefício, a fim de que nos tornemos pessoas melhores, pessoas raras, mas necessárias neste mundo.

São nossas superações nas situações mais severas, através de nossa confiança em Deus, a maneira mais clara de descobrir o que Deus está fazendo, no que está trabalhando e que deseja realizar.

Deus não nos abandona, apenas trabalha em nós em todas as situações, principalmente nas mais difíceis, para nos fazer experimentar as melhores.

Confie mais em Jesus!

Deus abençoe a todos!

Até o próximo post: Pensando sobre a Compaixão de Deus

2 comentários:

  1. Muito bom o texto pastor! Gostei! "pois se confiamos no Senhor, Ele usará todas as situações ruins da vida para nos beneficiar."

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela mensagem!
    Deus realmente trabalha dessa forma!
    Tenho experimentado isso em minha vida...

    ResponderExcluir